Cuidados 15 / jul

AVC pode ser evitado em 90% dos casos e sequelas têm tratamento

Embora seja uma doença silenciosa, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser evitado com alimentação balanceada, vida saudável e controle médico.


A palavra-chave para afastar os riscos do chamado “derrame” é prevenção. Um bom começo é fazer exercícios físicos moderados pelo menos cinco vezes por semana, 20 minutos por dia. De acordo com os médicos, pelo menos 1/3 das pessoas que sofreram AVC não praticavam qualquer tipo de exercício. Além disso, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, ter uma alimentação balanceada com frutas, verduras, gorduras boas; e manter o colesterol  e pressão controlados também ajudam a evitar a doença que é a segunda maior causa de mortes no país.

Outro passo importante é consultar com o médico periodicamente, fazendo os exames de prevenção sempre que necessário. Pressão alta, diabetes e colesterol alto estão relacionados ao desenvolvimento do AVC. Por isso é fundamental manter a saúde sob controle.

Como reconhecer um AVC?

Os sintomas associados ao AVC são súbitos, desenvolvem-se em poucos minutos ou horas e incluem:

Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face;

Dificuldade de articular palavras;

Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face;

Perda súbita de parte da visão;

Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura;

 Reabilitação pós AVC

Para quem já passou por uma situação de AVC sabe o quanto é importante o processo de reabilitação após a alta hospitalar. A patologia pode ocasionar sequelas  neurológicas, motoras, entre outras, que, se não cuidadas com atenção e agilidade, podem se agravar ou se tornar permanentes, dificultando o retorno do idoso as suas atividades cotidianas como caminhar, ler, falar, se arrumar sozinho e etc.

O acolhimento direcionado, neste momento, é garantia de uma recuperação mais rápida, humanizada e eficaz. A Aquarela Residencial Sênior tem uma equipe multidisciplinar capaz de minimizar possíveis complicações. Desenvolvemos um Programa de Reabilitação destinado a idosos, com necessidade de cuidados prolongados, provenientes de um hospital.

Além de uma maior rapidez no processo de recuperação, o ambiente de um residencial proporciona outras vantagens. Algumas delas:

– Plano terapêutico individualizado

– Tratamento mais humanizado

-Menor risco de contrair infecções e outras doenças

– Assistência  qualificada 24 horas por dia

Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços de reabilitação e desospitalização para idosos aqui no Aquarela Residencial Sênior.

Notícias relacionadas


Cuidados 15 / jul

4 Dicas de Ouro para quem cuida de idosos com demência

Cuidar de um idoso com demência pode ser um desafio complexo e emocional. Essa condição afeta a memória, o raciocínio e o comportamento, exigindo dos cuidadores uma abordagem...
Saiba mais
Cuidados 21 / jun

5 Dicas essenciais para você aproveitar ao máximo a consulta com o geriatra

A consulta com um geriatra é fundamental para a saúde e o bem-estar na terceira idade. Esses especialistas são treinados para lidar com as necessidades específicas dos idosos,...
Saiba mais

Newsletter

Cadastre seu email para receber nossa newsletter e novidades

    Mais lidos

    Residencial 15 / jul

    Como escolher um residencial para cuidar de quem você ama

    Saiba mais

    Última notícias


    Dicas 13 / set

    Mitos e verdades sobre o Alzheimer

    Saiba mais
    Dicas 04 / set

    A Importância do psicólogo na saúde emocional do idoso

    Saiba mais
    Dicas 05 / ago

    4 Dicas para incentivar o idoso a praticar atividades físicas

    Saiba mais

    Cadastre-se e receba
    mais informações.

    Para saber mais informações e novidades sobre o Residencial Aquarela Sênior ou agendar uma visita.