É com imensa alegria que estamos lançando a série “Momento Aquarela, a arte de cuidar” em nossas plataformas digitais com o objetivo de dar dicas de cuidados com os idosos que vão desde a alimentação, até a infraestrutura adequada para a segurança deles. Além disso, desenvolvemos também uma cartilha, que o tema “Estratégias para prevenção de quedas” foi escolhido porque a queda representa um risco alto para a saúde das pessoas da terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), no mundo, a cada segundo, pelo menos um idoso sofre uma queda, seja em casa ou na rua. Embora cada vez mais a terceira idade esteja se afastando daquela imagem de um idoso doente, debilitado e dependente, isso não quer dizer que essa fase da vida não requer cuidados especiais. Quando o assunto é queda em idosos, entender a gravidade desses acidentes, conhecer suas causas mais comuns e, além disso, saber como evitar tais situações é fundamental.
Clique aqui para baixar a cartilha!
Vale lembrar que não é apenas a própria idade que acaba facilitando com que esses acidentes ocorram. Há sim, fatores de risco, hábitos, descuidos e situações que atuam como as mais comuns causas de quedas nos idosos.Por exemplo, aproximadamente 54% de queda em idosos são causadas por ambiente inadequado. Nesse caso, o principal vilão é também o mais fácil de ser evitado: o piso escorregadio. Outro fator atua em conjunto nessa situação são os objetos deixados no chão. Por isso, enumeramos aqui alguns cuidados para evitar quedas que estão na cartilha para você que tem um idoso em casa ou em um residencial.
• Opte por estar na posição sentada ao vestir/despir a parte inferior do corpo e para colocar/retirar sapatos
• Evite usar as partes dos armários que só podem ser alcançadas com bancos ou escadas
• Acenda as luzes ao lado da cama ao levantar-se durante a noite
• No banheiro, faça uso das barras de apoio e do assento para banho.Se não tiver, instalar barras de apoio em locais estratégicos (paredes, no banheiro, perto da cama do idoso, entre outros).
• Não deixe carregadores de celular e objetos espalhados pelo chão ou cruzando o caminho
É preciso que os riscos sejam diminuídos para que acidentes sejam evitados. Mas lembre-se: deve se ter cuidado, também, em não restringir a pessoa de sua vida social, impactando na qualidade de vida e bem-estar.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.