Você sabia que o hospital e a casa do idoso nem sempre são os locais ideais quando o idoso recebe alta hospitalar e precisa se reabilitar de forma segura e com qualidade de alguma sequela deixada pela doença ou pelo tempo de internação? Diante da necessidade crescente de idosos e familiares que buscam suporte profissional qualificado e infraestrutura adequada para reabilitação em um só lugar, o Aquarela Residencial Sênior acaba de lançar o Programa de Desospitalização e Reabilitação destinado a idosos residentes, com necessidade de cuidados prolongados, provenientes de um hospital geral ou de seu domicilio, para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de um processo clínico, cirúrgico, traumatológico, ou com dependência funcional permanente ou provisória física, motora, cognitiva ou neurológica, parcial ou total.
De acordo com a diretora de saúde do Aquarela Residencial Sênior, em BH, Juliana Araújo, a maioria dos idosos que são internados devido a doenças crônicas recebem alta mas voltam para a casa com sequelas, como por exemplo na fala, dificuldade de locomoção, entre outras, e o residencial surge para auxiliar nesses cuidados prolongados necessários para que ele volte a realizar as suas atividades normais do dia a dia após uma completa recuperação. “Muitas famílias não dispõem de tempo ou infraestrutura adequada para acompanhar esse tratamento do idoso em casa e aqui temos o local e a equipe preparados para cuidar deles da melhor forma, com aquela atmosfera aconchegante de uma casa”.
Juliana conta que dentre as doenças crônicas que mais deixam sequelas em idosos são AVC, câncer e fraturas. “Alguns chegam a ficar mais de um mês internados e saem do hospital precisando de acompanhamento e suporte profissional para tratar problemas motores e/ou neurológicos, por exemplo”. Com esses novos serviços do Aquarela Residencial Sênior, o idoso que recebe alta da internação hospitalar encontra em um só lugar uma equipe multidisciplinar capacitada com enfermeiras 24h, geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e outros profissionais que trabalham na retomada da independência segura para a realização das atividades de vida diária do idoso. “Cada idoso terá seu plano terapêutico personalizado, traçado pela equipe especializada no cuidado a terceira idade. Além disso, aqui eles socializam com a equipe, com outros idosos e esse tratamento humanizado ajuda muito na reabilitação de qualidade e ágil”.
Tratamento seguro para o paciente: Pesquisas apontam que o serviço de desospitalização e reabilitação pode ser tão eficaz quanto o tratamento em um hospital e, além disso, as chances do paciente contrair infecções e outras doenças diminui drasticamente, pois o ambiente de um residencial naturalmente concentra um menor número de patógenos do que uma instituição médico-hospitalar, onde pacientes com as mais diversas enfermidades circulam todos os dias. Por isso, a desospitalização contribui com a segurança do paciente.
Reabilitação de qualidade e ágil: Como o residencial conta com uma equipe multidisciplinar capacitada que traça o plano terapêutico personalizado em um ambiente adaptado ao processo de recuperação física e emocional o tratamento é mais aproximado que de um hospital, mais qualificado do que em casa e, consequentemente, mais ágil e efetivo.
Tratamento mais humanitário: Ao realizar a reabilitação em um residencial o paciente pode ficar no conforto de um ambiente acolhedor e socializar com familiares e outros residentes, fortalecendo sua saúde emocional, o que não é possível em hospitais. Apesar do acompanhamento constante de médicos, enfermeiros e de toda a equipe multidisciplinar, o tratamento em instituições hospitalares pode ser solitário para o paciente.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.