O risco de câncer de mama é proporcional à idade. Com o aumento da expectativa de vida, a incidência de casos em pessoas idosas também cresce. A doença costuma ser mais fatal nessa faixa etária. O alerta maior é com relação ao número de óbitos: em média, metade das mulheres acima dos 70 anos com […]
O risco de câncer de mama é proporcional à idade. Com o aumento da expectativa de vida, a incidência de casos em pessoas idosas também cresce. A doença costuma ser mais fatal nessa faixa etária. O alerta maior é com relação ao número de óbitos: em média, metade das mulheres acima dos 70 anos com câncer de mama morre desta doença.
A campanha do Outubro Rosa foi criada para uma maior conscientização da população, já que a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama podem diminuir o número de casos dessa que é a segunda maior causa de mortes da população feminina em todo mundo e a primeira entre as mulheres brasileiras.
O primeiro passo para as mulheres da terceira idade é sempre se manter saudável. O que isso quer dizer? Além de uma dieta rica em legumes, verduras, fibras e frutas, praticar exercícios físicos regularmente é fundamental. Sem falar também na saúde mental, para espantar o mais rápido possível tudo que possa causar depressão.
Alimentação saudável e balanceada
Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia, entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes. Dê prioridade as frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, pitayamirtilo, melancia e tomate.
Fontes de gorduras boas como abacate, azeite, castanhas e peixe também podem entrar na dieta. É importante também evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, comexcesso de sódio, conservantes e gorduras trans. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser consumidos raramente.
Autoexame é imprescindível
O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a doença e ter qualidade de vida. O autoexame deve ser estimulado, já que o câncer de mama é assintomático nos estágios iniciais. E 95% dos casos têm de chances de cura. Porém, no Brasil, 1 em cada 4 mulheres perde a batalha pela vida – índice muito acima de países desenvolvidos, que têm taxas inferiores a 8%.
Abaixo, seguem algumas orientações para o autoexame, que é bem simples de ser feito. Veja:
– Coloque uma das mãos atrás da cabeça
– Use os dedos da outra mão para tocar a mão
– Realize movimentos circulares, iniciando no mamilo até se estender à axila
Mamografia acima dos 50 anos
A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Abaixo dessa faixa etária o Ministério da Saúde não recomenda, poiso exame pode ser prejudicial à saúde da mulher, não sendo vantajoso assumir o risco diante do baixo índice da doença em mulheres abaixo dos 50 anos.
Cadastre seu email para receber nossa newsletter e novidades
Para saber mais informações e novidades sobre o Residencial Aquarela Sênior ou agendar uma visita.