Cuidados 25 / fev

Como cuidar de idosos com Alzheimer

O Alzheimer é o tipo mais frequente de demência que atinge 12% da população idosa brasileira e, a campanha Fevereiro Roxo vem para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce. Saiba mais!


Estima-se que existam mais de 45 milhões de pessoas vivendo com demências no mundo e que esse número irá dobrar a cada 20 anos, segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil (IAB). O Alzheimer é o tipo mais frequente de demência, sendo que de 12% da população idosa brasileira sofre com a doença e, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto, acontece neste mês em todo país a campanha Fevereiro Roxo. O Alzheimer provoca a degeneração e a morte das conexões cerebrais, com isso não apenas a memória do indivíduo é afetada, mas também a execução de atividades do cotidiano é comprometida, como comer, se locomover e trocar de roupas. Os cuidados da família aliados aos tratamentos de uma equipe multidisciplinar podem ajudar muito o paciente a prolongar sua independência e ter uma melhor qualidade de vida. Confira algumas dicas que separamos para você:

 

Acompanhamento com profissionais capacitados

A evolução da doença leva a uma série de complicações como a dependência de terceiros para realizar atividades do cotidiano, como alimentação, higiene e locomoção. Por isso, a importância de ter uma equipe multiprofissional integrada e alinhada nos planos de cuidados de cada idoso. Cuidado este que começa com pequenos estímulos que proporcionam grandes benefícios, como banho de sol, alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas e terapêuticas.

 

Atividades para estímulo e reabilitação

As atividades de estimulação e reabilitação cognitiva e a fisioterapia são extremamente importantes para a saúde mental e física dos idosos, ampliando a força muscular e o equilíbrio, além de promover o bem estar e otimizar o auto cuidado de cada indivíduo.

No Aquarela Sênior, residencial planejado especialmente para idosos, o papel é promover a independência e auto cuidado dos idosos, auxiliando-os  nas atividades que eles precisam de ajuda. Além de sempre estimular a convivência coletiva, a troca de experiência, o resgate de histórias e principalmente, promover a saúde, o bem-estar e a segurança deles e de suas famílias.

 

 

Aqui, temos uma equipe médica composta por geriatra, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para orientar o que é melhor para o bem-estar de cada residente. Venha nos fazer uma visita!

Estamos sempre de portas abertas.

(31) 97209-3202

Notícias relacionadas


Cuidados 15 / jul

4 Dicas de Ouro para quem cuida de idosos com demência

Cuidar de um idoso com demência pode ser um desafio complexo e emocional. Essa condição afeta a memória, o raciocínio e o comportamento, exigindo dos cuidadores uma abordagem...
Saiba mais
Cuidados 21 / jun

5 Dicas essenciais para você aproveitar ao máximo a consulta com o geriatra

A consulta com um geriatra é fundamental para a saúde e o bem-estar na terceira idade. Esses especialistas são treinados para lidar com as necessidades específicas dos idosos,...
Saiba mais

Newsletter

Cadastre seu email para receber nossa newsletter e novidades

    Mais lidos

    Residencial 25 / fev

    Como escolher um residencial para cuidar de quem você ama

    Saiba mais

    Última notícias


    Dicas 13 / set

    Mitos e verdades sobre o Alzheimer

    Saiba mais
    Dicas 04 / set

    A Importância do psicólogo na saúde emocional do idoso

    Saiba mais
    Dicas 05 / ago

    4 Dicas para incentivar o idoso a praticar atividades físicas

    Saiba mais

    Cadastre-se e receba
    mais informações.

    Para saber mais informações e novidades sobre o Residencial Aquarela Sênior ou agendar uma visita.