Residencial
25 / fev
Como escolher um residencial para cuidar de quem você ama
Confira as dicas e veja se a instituição de longa permanência atende aos critérios exigidos pela lei.
Muito importante na hora de escolher um lugar para quem você ama morar ou passar uma temporada em um residencial para idosos verificar se ele será acolhido com todo cuidado e segurança. Além disso, é preciso avaliar a infraestrutura física e também a equipe de profissionais que irá acompanhá-lo no dia-a-dia. Afinal, sentir-se bem e confortável é primordial para a felicidade deles!
Você sabia que existe a lei RDC nº502 que rege as instituições de longa permanência para idosos (ILPI)?
Aqui, no Aquarela Residencial Sênior, nos não só nos preocupamos em cumprir todas as exigências da lei, mas também em entregar muito mais aos nossos residentes em termos de infraestrutura com equipamentos de ponta, profissionais altamente capacitados, assistência 24h no caso de intercorrências, além de muito carinho, cuidado e aconchego para que se sintam realmente em casa e conquistem a longevidade!
Confira alguns de nossos diferenciais:
- Enfermeira 24h disponível no local caso surja uma intercorrência;
- Médico geriatra;
- Nutricionista e atividades físicas assistidas como caminhadas e dança para uma rotina repleta de saúde e com muito sabor, pois temos um chef de cozinha com receitas deliciosas e nutritivas só pra eles!
- Fisioterapeuta que cuida da reabilitação deles e também auxilia na prevenção de doenças e até quedas, muito comuns nessa fase da vida
- Sala de terapia ocupacional com diversas atividades cotidianas que vão desde amarrar os sapatos até elaborar receitas deliciosas em grupo para promover a autonomia e independência deles
- Espaço solarium para tomarem aquele solzinho gostoso cheio de vitamina D enquanto fazem uma caminhada assistida ou apreciam a paisagem
- Atividades em grupo e eventos para promover a socialização
Confira alguns pré-requisitos existentes na lei que você deve avaliar na hora da escolha
INFRAESTRUTURA FÍSICA ADEQUADA E ACESSIBILIDADE:
- RAMPAS DE ACESSO – Quando o terreno da Instituição de Longa Permanência para idosos apresentar desníveis, deve ser dotado de rampas para facilitar o acesso e a movimentação dos residentes.
- ACESSO EXTERNO – devem ser previstas, no mínimo, duas portas de acesso, sendo uma exclusivamente de serviço.
- PISOS EXTERNOS E INTERNOS (inclusive de rampas e escadas) – com mecanismo antiderrapante.
- DORMITÓRIOS devem ser dotados de luz de vigília e campainha de alarme.
- O BANHEIRO deve possuir área mínima de 3,60 m2, com 1 bacia, 1 lavatório e 1 chuveiro, não sendo permitido qualquer desnível em forma de degrau para conter a água, nem o uso de revestimentos que produzam brilhos e reflexos.
- SALA PARA ATIVIDADES coletivas para no máximo 15 residentes.
- ESPAÇO ECUMÊNICO e/ou para meditação.
AVALIE SE TODAS AS DOCUMENTAÇÕES ESTÃO EM DIA:
- ALVARÁ SANITÁRIO atualizado expedido pelo órgão sanitário competente, de acordo com o estabelecido na Lei Federal nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977 e comprovar a inscrição de seu programa junto ao Conselho do Idoso, em conformidade com o Parágrafo Único, Art. 48 da n° Lei 10.741 de 2003.
- DOCUMENTOS – Estatuto registrado; Registro de entidade social; Regimento Interno.
Esses são apenas algumas das exigências previstas em lei que devem ser observadas na hora de escolher um residencial de longa permanência.
Agora que já conhece alguns de nossos diferenciais, venha nos fazer uma visita!
Contato para agendamento: (31) 97209-3202
www.aquarelasenior.com.br