Cuidados 12 / ago

Fraturas em idosos: como prevenir e a importância da reabilitação

Quando os idosos sofrem uma queda, a preocupação deve ser redobrada. Além de possuírem ossos mais frágeis, uma fratura pode desencadear outros problemas de saúde, inclusive neurológicos. Por isso, todo cuidado é pouco dentro de casa, onde ocorre a maior parte dos tombos. A casa deve estar bem ajustada à rotina do idoso, como sofás […]


Quando os idosos sofrem uma queda, a preocupação deve ser redobrada. Além de possuírem ossos mais frágeis, uma fratura pode desencadear outros problemas de saúde, inclusive neurológicos. Por isso, todo cuidado é pouco dentro de casa, onde ocorre a maior parte dos tombos.

A casa deve estar bem ajustada à rotina do idoso, como sofás e camas encostados em paredes, instalação de barras de apoio nos banheiros e ambientes mais claros. Tapetes, nem pensar! As quedas são provocadas pela falta de adaptação do ambiente em que esses idosos vivem, como piso escorregadio, má iluminação, objetos soltos e espalhados pela casa, ausência de corrimãos nos corredores, degraus e solo irregular.

É importante frisar que a fratura de fêmur é uma das mais perigosas para os idosos. A taxa de mortalidade no primeiro ano do incidente varia de 12 a 37%. Nessa faixa etária, os riscos de sofrer quedas e ter fraturas são muito maiores, principalmente devido à fragilidade óssea, à perda de equilíbrio e de força e à dificuldade para enxergar. As estimativas apontam que, no mundo todo, ocorrerão mais de 6 milhões de fraturas nessa região do corpo a partir de 2050, devido ao aumento no número de idosos e os casos de osteoporose.

No caso dos idosos sofreram fratura de fêmur e também de bacia, que são muito comuns, a reabilitação por meio da fisioterapia é imprescindível. É a melhor maneira para retornarem à sua independência funcional após a lesão.Entre os muitos benefícios da fisioterapia, estão os exercícios que envolvem o ganho de amplitude de movimento, de força muscular e de equilíbrio, que acontecem paralelamente à consolidação óssea.

Aqui, no Aquarela Residencial Sênior, os idosos contam com nosso serviço de reabilitação para pacientes que sofreram lesões, inclusive as tão temidas fraturas de fêmur e bacia. Contamos com um fisioterapeuta que realiza um protocolo exclusivo de reabilitação direcionado para o caso do paciente para melhora de sua funcionalidade e ganho de independência.

Quer saber mais sobre esse serviço? Venha nos fazer uma visita!

Notícias relacionadas


Dicas 13 / set

Mitos e verdades sobre o Alzheimer

O Alzheimer é uma condição complexa e muitas vezes mal compreendida. Aqui estão três mitos comuns e suas respectivas verdades para ajudar a esclarecer a natureza da doença....
Saiba mais
Dicas 04 / set

A Importância do psicólogo na saúde emocional do idoso

À medida que envelhecemos, enfrentamos uma série de mudanças e desafios que podem impactar profundamente nossa saúde emocional. É nesse cenário que o psicólogo se torna uma figura...
Saiba mais

Newsletter

Cadastre seu email para receber nossa newsletter e novidades

    Mais lidos

    Residencial 12 / ago

    Como escolher um residencial para cuidar de quem você ama

    Saiba mais

    Última notícias


    Dicas 13 / set

    Mitos e verdades sobre o Alzheimer

    Saiba mais
    Dicas 04 / set

    A Importância do psicólogo na saúde emocional do idoso

    Saiba mais
    Dicas 05 / ago

    4 Dicas para incentivar o idoso a praticar atividades físicas

    Saiba mais

    Cadastre-se e receba
    mais informações.

    Para saber mais informações e novidades sobre o Residencial Aquarela Sênior ou agendar uma visita.