Como diz aquele conhecido locutor esportivo, “haja coração!”. Um dos principais órgãos do corpo humano, ele é um dos que mais sofrem, e não só no sentido figurado. Como na vida a dois, é preciso estar enchendo-o de cuidados e atenção para evitar problemas no futuro. A falta de prevenção pode ocasionar o infarto agudo […]
Como diz aquele conhecido locutor esportivo, “haja coração!”. Um dos principais órgãos do corpo humano, ele é um dos que mais sofrem, e não só no sentido figurado. Como na vida a dois, é preciso estar enchendo-o de cuidados e atenção para evitar problemas no futuro. A falta de prevenção pode ocasionar o infarto agudo do miocárdio, maior causa no mundo de morbimortalidade – índice de mortalidade em decorrência de algumas doenças específicas.
A data de 29 de setembro, lembrada como Dia Mundial do Coração, tem sido usada por governos para campanhas de conscientização, incentivando um estilo de vida que poupe o nosso coração de grandes abalos. Coração saudável é garantia de vida mais longa. Ele é uma espécie de caixa d’água de nosso corpo, irrigando de sangue os demais órgãos. Quando esse encanamento (veias e artérias) entope, o estrago pode ser grande, especialmente na terceira idade.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. Diante de qualquer sinal de alerta, marque um cardiologista imediatamente.
Sintomas mais comuns
Ao contrário do que muita gente pensa, sintomas de problemas de coração não estão restritos à região do órgão, podendo se manifestar d forma difusa, espalhando-se por várias partes do corpo. Conheça alguns deles:
– Dor no pescoço
– Ferimentos frequentes na gengiva
– Falta de ar
– Desmaios e sensação de tontura
– Suor frio
– Cansaço crônico
– Perda de apetite
– Membros inferiores inchados
A prevenção não é muito diferente para outros tipos de doença, baseando-se no tripé alimentação saudável, exercícios regulares e evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. A boa notícia é que, para deixar o coração de bem com a vida, não é preciso partir para uma dieta rígida. No cardápio, vale até chocolate, desde que tenha alto teor de cacau, do tipo amargo. Ele é rico em flavonoides, compostos bioativos com função anti-inflamatória e antioxidante.
Coloque na mesa também frutas vermelhas, indicadas pela quantidade de vitaminas do Complexo B e magnésio. De acordo com a nutricionista Ana Carolina Icó, da UBS Veleiros, já está comprovado que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana reduz as chances de infarto e câncer. Um tempero indispensável em nossos pratos, o alho também é aliado do coração saudável. Três dentes crus por dia ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Cadastre seu email para receber nossa newsletter e novidades
Para saber mais informações e novidades sobre o Residencial Aquarela Sênior ou agendar uma visita.