O geriatra desempenha um papel fundamental no gerenciamento da saúde do idoso, fornecendo cuidados especializados. Ele ajuda a maximizar a qualidade de vida, prevenindo e tratando doenças, adaptando os cuidados às necessidades específicas da idade avançada e promovendo um envelhecimento saudável e a longevidade.
Na semana em que comemoramos o Dia do Geriatra, gostaríamos de homenagear as geriatras aqui do Aquarela as Dras Cláudia Caciquinho e Ana AmeliA Chamone que cuidam diariamente dos nossos residentes com muito carinho e profissionalismo.E, para você, elaboramos 5 razões para se realizar o gerenciamento da saúde do idoso com um geriatra. Confira!
O geriatra possui conhecimento profundo das questões médicas e de saúde que afetam os idosos, incluindo as condições crônicas mais comuns nessa faixa etária, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, osteoporose, demência e outras doenças neurodegenerativas.
Ele leva em consideração não apenas as condições médicas, mas também os aspectos funcionais, cognitivos, emocionais e sociais do idoso e desenvolvem um plano de cuidados personalizado.
Atua em colaboração com uma equipe multidisciplinar, que pode incluir enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais que permite uma visão holística da saúde do idoso, abordando diferentes aspectos e necessidades.
Desempenha um papel importante no cuidado paliativo de idosos com doenças graves ou em estágio avançado que necessitam de cuidados especiais. Eles fornecem suporte para o controle de sintomas, dor, conforto e qualidade de vida do idoso.
Eles podem fornecer orientações sobre alimentação saudável, exercícios apropriados, prevenção de quedas, vacinação adequada e outras medidas preventivas para manter a saúde a longo prazo.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.