Cuidados
21/9/22

Como lidar com o idoso que sofre com Alzheimer

Você sabia que o Alzheimer, doença neurodegenerativa, atinge mais de 45 milhões de pessoas, sendo que somente no Brasil 12% da população idosa sofre com a doença, que geralmente aparece depois dos 60 anos. No dia 21 setembro, Dia Mundial do Alzheimer, é a data de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.

No Aquarela Residencial Sênior muitos familiares que buscam o residencial para idosos em BH chegam preocupados e relatam não saber lidar com o parente com Alzheimer por falta de conhecimento sobre a doença ou por pela falta de tempo para cuidar do ente querido e, por isso, buscam o residencial para apoio integral de uma equipe multidisciplinar. Os sintomas surgem aos poucos e ficam mais evidentes com o passar do tempo, especialmente no estágio avançado, momento em que o doente precisa de ajuda para realizar até as tarefas mais básicas, como tomar banho e se alimentar. Por isso, a escolha de um residencial que conta com profissionais capacitados e infraestrutura adequada para cuidar do idoso 24h por dia, em muitos casos, é a melhor escolha.

Cuidar dos detalhes do dia a dia relativos à alimentação, higiene e até mesmo o afeto aumentam a qualidade de vida do idoso. Por isso selecionamos 3 para lidar de forma adequada com o idoso com Alzheimer.

1. Estabelece uma rotina

Planejando o dia, os horários, de alimentar-se, almoçar, tomar os remédios, banhar-se, vestir-se, passear na rua, ou no jardim, etc, cria uma ordem, e menor confusão na mente dos idosos com Alzheimer, ou com outros tipos de demência.

2. Tenha paciência e calma com o idoso

Ter calma é uma das regras básicas para os cuidadores e famílias de idosos com demências. Se você ou o cuidador são impacientes, o que acontecerá? Você ou quem cuida tenderá a fazer a atividade pela pessoa, como, por exemplo, se vestir ou escovar os dentes, ou tomar o banho. Isso cria um ciclo vicioso, onde o doente perderá lentamente a capacidade de fazer ou ajudar a fazer aquela tarefa. Tenha calma, e deixe que o doente faça o máximo de coisas que possa fazer, mesmo que com sua supervisão. É importante preservar a independência e autonomia da pessoa idosa, claro que com toda segurança possivel.

3. Minimize distrações durante uma tarefa

Ao comer, se possível, desligue a TV; ao vestir o doente, por exemplo, evite conversar sobre outro assunto; tentar fazer uma tarefa de cada vez, sem arrumar outras distrações durante aquela ação, facilita o fazer para o paciente, e agiliza o terminar da tarefa para o cuidador.

Se você deseja conhecer mais sobre o atendimento em saúde e hotelaria no Aquarela sempre priorizando o conforto emocional e a segurança, entre em contato com a gente por telefone ou e-mail. Além de uma infraestrutura ímpar e equipe multidisciplinar capacitada para promover a qualidade de vida e longevidade do idoso contamos com um espaço com mais de 4 mil metros quadrados totalmente planejado para segurança e conforto, oxigênio canalizado, gerador de energia, suítes personalizáveis, espaço solarium para banhos de sol e caminhadas.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos.

Agradecemos por entrar em contato conosco através do nosso site. Sua mensagem foi recebida com sucesso e nossa equipe está analisando suas informações para atendê-lo
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Outras notícias

Se inscreva na newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.

Agradecemos pela sua inscrição. Receba nossas novidades por e-mail.
Oops! Something went wrong while submitting the form.