A falta da prática de atividades físicas, postura inadequada e doenças crônicas são alguns fatores que podem desencadear as temidas dores na coluna, muito comuns, principalmente, em idosos.
Segundo pesquisas 85% da população pode ter sentido dor na coluna ao menos uma vez na vida. Quando analisamos a faixa etária das pessoas que tiveram, percebemos que os idosos representam quase 30% desse total.
Confira algumas dicas para cuidar de quem você ama:
A artrose na coluna ou osteoartrite é o desgaste da cartilagem das articulações da coluna, que também prejudica o movimento. O atrito entre os ossos pode causar dor ou fazer com que a articulação saia de sua posição normal.
Além do acompanhamento com um fisioterapeuta, atividades como natação e hidroginástica são indicadas, pois são de menor impacto e excelente para fortalecimento muscular.
A coluna vertebral é composta, dentre outros componentes, pelas vértebras. A fim de evitar o atrito entre cada uma das delas, existe o chamado disco intervertebral. O desgaste de tal estrutura faz com que ele saia de sua posição adequada e passe a comprimir as raízes nervosas que saem da coluna. Os indivíduos com essa condição sentem muitas dores, queimação, formigamento e dormência em membros superiores e inferiores, o que prejudica sua qualidade de vida. O sedentarismo, má postura , questões genéticas e tabagismo podem desencadear o problema.
Atividades físicas como alongamentos, fisioterapia e RPG ajudam a fortalecer e atuam no condicionamento físico, na tonificação muscular na manutenção de uma boa postura e na reabilitação.
Vale destacar que é essencial para prevenir e tratar as dores na coluna o acompanhamento de um médico ou fisioterapeuta para indicar os melhores exercícios e formas de tratamento.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.