Glaucoma, catarata e retinopatia diabética são doenças oculares que geralmente estão vinculadas à diabetes. Pesquisas mostram que 90% dos diabéticos desenvolvem problemas na visão. Se não forem diagnosticadas precocemente, o risco de cegueira é grande. No caso de idosos diabéticos, o acompanhamento médico regular é imprescindível. Qualquer dificuldade para enxergar poderá acarretar uma queda e, para pessoas nessa faixa etária, uma fratura aumenta as chances de complicações e morte.
Um estudo produzido pelo JAMA Ophthalmology, feito com cerca de 9.500 adultos de meia-idade e idosos, revela que pessoas com diabetes e retinopatia são mais propensas a cair do que um diabético sem problemas de visão. A retinopatia diabética ocorre quando níveis elevados de açúcar no sangue danificam os vasos sanguíneos da retina, levando à visão embaçada, dificuldade de distinção de cores e perda da visão. Os vasos incham e acabam bloqueando o fluxo sanguíneo na região.
O oftalmologista. Gustavo Carlos Heringer, diretor-presidente do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, hospital referência em Minas Gerais, destaca que no mês da campanha de conscientização de diabetes é vital abordar o impacto que a doença traz para a saúde dos olhos e suas consequências para a visão. “Boa parte da população não conhece os efeitos nocivos dessas doenças para a visão e só descobrem em estágio avançado como a retinopatia diabética, que ocorre quando a glicemia é mal controlada”, alerta.
Conheça os principais sintomas sobre cada uma das três principais doenças oculares provocadas pelo Diabetes:
Por isso é de suma importância realizar um exame ocular completo pelo menos uma vez por ano!
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.