Como diz aquele conhecido locutor esportivo, “haja coração!”. Um dos principais órgãos do corpo humano, ele é um dos que mais sofrem, e não só no sentido figurado. Como na vida a dois, é preciso estar enchendo-o de cuidados e atenção para evitar problemas no futuro. A falta de prevenção pode ocasionar o infarto agudo do miocárdio, maior causa no mundo de morbimortalidade – índice de mortalidade em decorrência de algumas doenças específicas.
A data de 29 de setembro, lembrada como Dia Mundial do Coração, tem sido usada por governos para campanhas de conscientização, incentivando um estilo de vida que poupe o nosso coração de grandes abalos. Coração saudável é garantia de vida mais longa. Ele é uma espécie de caixa d’água de nosso corpo, irrigando de sangue os demais órgãos. Quando esse encanamento (veias e artérias) entope, o estrago pode ser grande, especialmente na terceira idade.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. Diante de qualquer sinal de alerta, marque um cardiologista imediatamente.
Ao contrário do que muita gente pensa, sintomas de problemas de coração não estão restritos à região do órgão, podendo se manifestar d forma difusa, espalhando-se por várias partes do corpo. Conheça alguns deles:
• Dor no pescoço
• Ferimentos frequentes na gengiva
• Falta de ar
• Desmaios e sensação de tontura
• Suor frio
• Cansaço crônico
• Perda de apetite
• Membros inferiores inchados
A prevenção não é muito diferente para outros tipos de doença, baseando-se no tripé alimentação saudável, exercícios regulares e evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. A boa notícia é que, para deixar o coração de bem com a vida, não é preciso partir para uma dieta rígida. No cardápio, vale até chocolate, desde que tenha alto teor de cacau, do tipo amargo. Ele é rico em flavonoides, compostos bio-ativos com função anti-inflamatória e antioxidante.
Coloque na mesa também frutas vermelhas, indicadas pela quantidade de vitaminas do Complexo B e magnésio. De acordo com a nutricionista Ana Carolina Icó, da UBS Veleiros, já está comprovado que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana reduz as chances de infarto e câncer. Um tempero indispensável em nossos pratos, o alho também é aliado do coração saudável. Três dentes crus por dia ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.