Bem diz o ditado: quem canta, os males espanta! A música vai muito além de entretenimento, ela pode ser usada como tratamento e prevenção para várias doenças. A musicoterapia é uma técnica de tratamento que utiliza a música associada a várias atividades para tratar várias alterações da saúde, pois melhora o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro e até melhora a expressão corporal.
A terapia é muito indicada para idosos com o objetivo melhorar a qualidade de vida, resgatando funções perdidas como a memória, habilidades cognitivas, socialização, além de aliviar a sensação de ansiedade, estresse e depressão.
Confira os 7 benefícios da musicoterapia para idosos que listamos abaixo:
uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar;
o canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória;
a criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas;
o ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura;
o convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções;
a interação e os momentos de boa disposição servem como forma de descarregar o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.
idosos que praticam atividades de musicoterapia junto a outros idosos se afastam da solidão, se divertem e tem grande melhora na qualidade de vida.
Aqui, no Aquarela Residencial Sênior, nossos residentes participam semanalmente de grupos de musicoterapia que envolvem atividades como cantar, brincar, improvisar e criar sempre acompanhados por profissionais especializados.
Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.