Cuidados
20/10/22

Osteoporose é a maior causa de fraturas graves em idosos

Dez milhões de pessoas no Brasil são vítimas da osteoporose, doença que provoca o enfraquecimento progressivo da massa óssea e principal razão de fraturas graves na população acima de 50 anos, especialmente em mulheres na pós-menopausa e em idosos.

Neste Dia Mundial da Osteoporose (20 de outubro) é fundamental realizar um trabalho de prevenção para não deixar que a doença avance. Os ossos vão ficando cada vez mais frágeis, dificultando a locomoção e diminuindo a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), a cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um sofria com a doença. O exame de densiometria óssea é uma das formas mais precisas para o diagnóstico, além do histórico médico. Entre os fatores de risco estão, além da idade avançada, o histórico familiar, uma dieta pobre em cálcio e vitamina D, ser fumante, fazer uso constante de bebida alcoólica, levar uma vida sedentária e possuir uma deficiência hormonal. A osteoporose pode surgir ainda a partir de uma doença renal crônica ou mesmo do uso de alguns medicamentos, como corticóides.

Ter uma vida saudável é a melhor forma de prevenir:

  • A melhor forma de prevenção contra a doença é aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados.
  • Expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D.
  • Praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas.
  • E, claro, evitar o consumo de álcool e de fumo e o excesso de sal.

Para quem já tem a doença, os cuidados devem ser redobrados, facilitando a locomoção, principalmente dentro de casa. Um bom exemplo disso é a iluminação, que deve ser a mais apropriada para o ambiente. Também é preciso eliminar os tapetes do caminho, fiação e, hora de usar o banheiro, as barras de apoio são essenciais.

O acompanhamento de um fisioterapeuta deve fazer parte dessa rotina. Aqui no Aquarela temos um especialista desta área para trabalhar na prevenção de complicações, como deformidades e fraturas ósseas, e no fortalecimento dos músculos, ossos e articulações.

Entre os exercícios fisioterápicos mais indicados estão:

  • Posturais: para melhorar o alinhamento postural, a força e a flexibilidade;
  • Alongamento: para aumento da amplitude dos movimentos e manutenção do equilíbrio;
  • Fortalecimento: para fortalecimento dos músculos dos braços e das pernas proporcionando mais proteção para os ossos;
  • Eletroterapia: Terapia por meio da aplicação de ondas elétricas com objetivo de diminuir dores e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.

Confira o depoimento da médica geriatra Ana Amélia neste link.

Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos.

Agradecemos por entrar em contato conosco através do nosso site. Sua mensagem foi recebida com sucesso e nossa equipe está analisando suas informações para atendê-lo
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Outras notícias

Se inscreva na newsletter

Fique por dentro das nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Inscreva-se e receba diretamente em seu e-mail as últimas atualizações.

Agradecemos pela sua inscrição. Receba nossas novidades por e-mail.
Oops! Something went wrong while submitting the form.